Pra começar saiba que em muitas regiões do nosso país é praticamente impossível dormir sem um ar-condicionado, de qualquer tipo, mas tem que ter. Mesmo no sudeste ou sul do nosso país, em algumas regiões, para dormir será necessário um ar-condicionado. Então se você usa ar-condicionado para dormir, é bom saber algumas coisinhas.
Conforto é fundamental assim como dormir!
Neste ponto eu lembro que a palavra “condicionado”, é um adjetivo que quer dizer “sob certas condições”. Ou seja, ar-condicionado significa que o ar pode estar frio, quente, mais ou menos úmido, com velocidade alta ou baixa, filtrado. Enfim, o ar é condicionado a determinadas condições, aquelas que desejamos.

Voltando ao tema, o equipamento em si não traz problema nenhum à saúde de quem está dormindo, pelo contrário, muita gente não dorme sem, principalmente no verão
Mas, atenção a 2 parâmetros, este podem trazer algum problema:
– Temperatura
– Fluxo de Ar
A temperatura ajustada em um valor muito baixo pode trazer problemas devido ao ressecamento do ambiente. Para esfriar ou esquentar, será preciso retirar umidade do ar ambiente. E isso pode causar problemas nas mucosas de nariz e boca, aqueles que sofrem com rinite, sinusite e outras. De fato precisam regular muito bem a temperatura na hora de dormir. Minha sugestão é 23oC para iniciar e depois de 2 horas, 25ºC, ajustado de forma automática pela função “Sleep” ou algum tipo de sensor da máquina ou manualmente.
Quanto ao fluxo de ar, importante que o ar frio quando modo resfriamento ou o ar quente quando no modo aquecimento, não atinja diretamente a cabeça, o rosto do usuário. Se isso acontecer, problema na certa, mesmo com a temperatura mais amena ajustada no controle remoto ou termostato.
Aliás, o fluxo direto resfria de forma localizada, no caso, a cabeça, nariz, boca, olhos e o ressecamento ocorre muito mais rápido, há um choque térmico.
Assim, instalar evaporadores sobre a cabeceira da cama pode ser interessante esteticamente falando, porém, não é aconselhável. Não nos esqueçamos que em caso de manutenção preventiva ou corretiva, será necessário que o técnico afaste a cama. Ou pior, suba nela para fazer o serviço…
Conclusão
Por fim, tanto a temperatura quanto o fluxo de ar adequados podem ser ajustados de forma automática. Sim, por meio de sensores, já que algumas marcas de ar-condicionado do tipo Split, possuem sensores para isso e muito mais, fique atento!! Você usa ar-condicionado para dormir? Então é bom saber…..
Por hoje é só pessoal!
J.A.F.